Saúde e Boa Forma

Image


Você sabia que sentir confiança pelo profissional de saúde que realiza algum procedimento médico é capaz de reduzir os incômodos e a sensação de dor? A descoberta foi feita pela neurocientista Elizabeth Losin em conjunto com outros cientistas das universidades de Miami e do Colorado, nos Estados Unidos.

O objetivo do estudo era avaliar como a dinâmica nos consultórios pode influenciar o nível de dor. Os especialistas acreditam que o profissional de saúde pode atuar como um placebo. Esse efeito é explicado pelo poder do cérebro que libera substâncias analgésicas quando acredita que algo ou alguém vai ajudar a aliviar determinado problema.

A pesquisa funcionou por meio da participação de voluntários em um procedimento que provocava um desconforto parecido com o de uma injeção. Os integrantes que interagiram com as equipes apresentaram uma sensação de dor menos intensa. A hipótese da equipe é que confiar e se sentir próximo do atendente que está realizando o procedimento doloroso cria um impacto que ameniza o incômodo.

Por isso, quando possível, pode ser interessante escolher a dedo a pessoa com quem vai se consultar. A expectativa dos estudiosos é testar métodos que possam ser utilizados pelos médicos no futuro para criar uma maneira de acalmar e deixar os pacientes mais confortáveis.

Foto: Shutterstock.com

Image