Saúde e Boa Forma

Image


Você sabe o que é sarcopenia? Esse é o nome dado à degeneração dos músculos. Assim como todo processo associado ao envelhecimento, a perda de massa muscular ocorre naturalmente ao longo dos anos por conta de alterações fisiológicas. Veja seis causas comuns da perda de massa muscular:

1. Sedentarismo: os músculos do nosso corpo precisam de estímulos. Ficar parado não faz bem ao organismo e o sedentarismo é um dos principais motivos para a degeneração muscular. Por isso mantenha hábitos saudáveis e inclua atividades físicas no seu dia a dia.

2. Alimentação desequilibrada: proteína é fundamental, mas não podemos esquecer dos carboidratos. Se eles faltarem, a proteína é desviada para gerar energia e os músculos ficam desabastecidos.

3. Cigarro: o tabagismo destrói as células dos ossos, o que favorece o surgimento da osteoporose. Alguns estudos sugerem que esse problema também causa prejuízos às fibras musculares.

4. Bebidas alcoólicas: embora não seja uma causa direta, o consumo excessivo de álcool tem efeitos nocivos sobre o tecido muscular esquelético, o que diminui a massa magra do corpo.

5. Uso crônico de remédios: quem abusa de corticoides e medicamentos à base de hormônios está acelerando o enfraquecimento da musculatura. Além disso a automedicação oferece diversos riscos à saúde, tanto em longo, quando em curto prazo. Fuja desse hábito!

6. Noites mal dormidas: poucas horas de sono prejudicam e muito a renovação do tecido muscular. O resultado é mais um fator que estimula a sarcopenia.

Foto: Shutterstock.com

Image