Saúde e Boa Forma

Image


Quem já encontrou uma pessoa conhecida e não conseguiu lembrar de seu nome sabe como essa situação é constrangedora. Desde os anos 1990, Mark Channon estuda o tema e desenvolveu uma técnica de memorização. Para ele: "uma das coisas mais poderosas é você poder entrar numa sala e chamar cada um pelo nome". Quer saber como isso é possível?

Veja cinco passos para guardar o nome das pessoas:

1. Escute com atenção. Isso é muito importante, porque, em geral, as pessoas estão mais preocupadas com o que vão dizer do que escutar quando alguém se apresenta.

2. Repita o nome. Assim que ouvir o nome, tente encontrar um jeito de repeti-lo de um modo gentil e dentro do contexto. Você pode perguntar como soletrá-lo, caso seja complicado, ou apenas dizer "prazer em conhecê-lo" com o nome da pessoa.

3. Mentalize uma imagem que remeta a esse nome. Por exemplo: o nome Joana pode remeter à imagem de uma joaninha.

4. Tente associar a imagem a um aspecto da aparência da pessoa. Se Joana tiver um nariz diferente, mentalize uma joaninha com esse nariz. É importante focar em uma característica da pessoa que tenha poucas chances de mudar. O cabelo pode ser cortado ou pintado, então evite. Não revele à pessoa que está fazendo isso.

5. Repasse a informação. Mais tarde tente repassar as imagens e os nomes na sua cabeça. Isso ajuda a fixar o nome e a imagem na nossa mente.

Foto: Shutterstock.com

Image