Saúde e Boa Forma

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Beber água é um dos hábitos mais importantes para a saúde. O consumo de líquido é tão necessário para o organismo, que assim que entramos no processo de desidratação, o corpo dá vários sinais. Além da sede, alguns sintomas podem indicar a necessidade de hidratar-se. Ter mais vontade comer doce é um deles. Confira outros quatro indícios de que você precisa ingerir mais água:

- Olho seco: a queda na produção da umidade ocular, responsável pelas lágrimas, é um dos primeiros sinais de que o nível de hidratação está abaixo do normal. Os sintomas são sensação de olho seco e aparência de que os olhos estão mais fundos do que o normal. Isso ocorre porque o corpo começa a preservar os fluidos para manter as funções vitais.

- Dor de cabeça: isso acontece quando o corpo está tentando conservar o nível de água no organismo. Nesse processo os vasos sanguíneos acabam se contraindo. Outra explicação para o incômodo é que, quando ocorre a desidratação, o organismo perde alguns eletrólitos essenciais para o desempenho de suas funções. Esse desequilíbrio pode causar a cefaleia. Observe se a dor de cabeça está acompanhada de sede intensa, boca seca e sensação de corpo quente. Esses são sintomas clássicos da desidratação.

- Pressão baixa: ao influenciar na densidade do sangue, a água é determinante no controle da pressão. Num nível crítico de desidratação não há água suficiente para diluir metabólitos, como o açúcar, a ureia e o sódio. Também pode haver volume insuficiente para preencher todo o sistema arterial de forma adequada. Como consequência a pressão cairá. Esse sintoma costuma ser acompanhado de indisposição e tontura.

- Intestino preso: quando há insuficiência de água no nosso corpo, a constipação é um sintoma de que algo vai mal. Isso ocorre porque as fezes precisam estar hidratadas para serem eliminadas. Um erro comum é aumentar a ingestão de fibras na tentativa de aliviar a prisão de ventre. Porém esses alimentos também necessitam da água para atuarem de forma eficaz no intestino e, sem ela, podem até agravar o quadro.

Dica: para saber a quantidade de água que deve tomar diariamente, multiplique seu peso por 35. Uma pessoa que pesa 70 kg, por exemplo, deve consumir 2450 ml de água por dia.

Foto: Shutterstock.com

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